Segundo “Relatório de aprendizagem no local de trabalho 2022”, a demanda por especialistas na área de Treinamento e Desenvolvimento cresceu 94% até a metade de 2021.

A aprendizagem ficou em evidência durante a grande reestruturação, afirma o “Relatório de aprendizagem no local de trabalho 2022”, publicado pelo Linkedin. É o sexto ano em que a rede social lança o estudo, mas é a primeira vez em que se fala na “grande reestruturação” provocada, como o leitor já deve imaginar, pela pandemia.

“Ao redor do mundo, empresas de diferentes setores foram impactadas pela pandemia, que causou a aceleração de macrotendências, incluindo a transformação digital e a crescente lacuna de competências”, diz o Relatório.

Impactos em T&D causados pela Pandemia

Embora a América Latina, e consequentemente o Brasil, não seja um dos focos da pesquisa, quem viveu os impactos da pandemia no país não terá dificuldade de reconhecer que o mundo do trabalho, aqui, sofreu profundas mudanças e que, devido a essas circunstâncias, habilidades e competências dos mais diversos colaboradores, dos mais variados setores da economia, foram desafiadas e testadas. Venceram o desafio e passaram no teste? Cada caso é um caso.

O fato é que, se levarmos em conta a pandemia, o Novo Marco Regulatório do Saneamento, e a Estratégia BIM BR, não será difícil imaginar que o setor de Engenharia, e mais especificamente as engenharias ligadas ao Saneamento, têm um horizonte de grandes mudanças à frente (e, em alguns casos, nem tão à frente assim).

E como “a capacitação é a base de qualquer grande iniciativa”, como reconhece o Relatório do Linkedin, não será uma surpresa se houver um aumento da procura de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) ligados à área. Se tantos setores são afetados pelas circunstâncias acima citadas, por que o setor de T&D não o seria?

O documento intitulado “Tendências que vão impactar a educação corporativa digital em 2022”, publicado pela DOT Digital Group, elenca algumas delas:

  • Microlearning
  • Mobile learning
  • Social learning
  • Gamificação e Immersive Learning

O novo cenário da organização do trabalho, em geral, e da engenharia e do saneamento, em particular, é muito desafiador, sem a menor sobra de dúvidas. Há muito que fazer, e treinar e desenvolver os colaboradores é parte desse “muito”.

Quer saber mais sobre T&D?

Clique nos links abaixo: