Fizemos um checklist para que você consiga avaliar as opções existentes no mercado e se o curso EAD escolhido vale ou não o investimento.

Sabemos que para acompanhar a velocidade das transformações profissionais e de mercado, é preciso dinamismo e aprendizado constante. E, cada vez mais, os cursos EAD vêm suprindo essa necessidade, permitindo que você adquira conhecimento de maneira flexível, com os melhores professores do mercado, na área em que for importante no momento.

Mas como as ofertas existentes são muitas, é preciso ficar atento a algumas questões para não desperdiçar tempo e dinheiro. As dicas abaixo valem para qualquer curso EAD que você tenha em mente. Utilize-as como um checklist para avaliar todas as opções e se sua escolha vale ou não o investimento.

Instrutores Capacitados

Em se tratando de educação, o material humano ainda é o mais importante. Portanto, fazer um curso com o especialista da área X, ou com o Doutor na área Y, pode ser um grande diferencial. Professores, pesquisadores e profissionais renomados, com grande experiência em suas áreas de atuação, tendem a oferecer um conteúdo aprimorado, atual e de alta relevância.

Mesmo que escolha uma instituição renomada para fazer seu curso EAD, vale pesquisar quem serão os professores que darão as aulas.

Plataformas EAD

Para quem não está muito habituado com cursos online, pode até parecer que elas são todas iguais. Mas fazer um curso em uma plataforma robusta faz toda a diferença. Poder contar com aulas e materiais disponíveis a qualquer momento e em qualquer dispositivo proporciona flexibilidade, dinamismo e aprendizado sem interrupções.

Portanto, vale a pena se informar sobre qual plataforma seu curso será disponibilizado. Se você não tiver conhecimento para avaliar, perguntar às pessoas que já fizeram o curso pode ser uma boa.

Informações sobre o Curso EAD

Fique muito atento à descrição do curso, objetivos propostos, conteúdo que será apresentado, sequência de módulos, público a quem o curso se destina e, principalmente, à carga horária estimada.

Este é um indicador importante para algumas avaliações: primeiro, serve de base para verificar se você vai conseguir conciliar suas atividades com o tempo necessário para concluir o curso (seja realista nesta avaliação). Segundo, é bom verificar se as horas propostas são coerentes com a quantidade de conteúdo oferecido.

Tanto cursos que estimam uma carga horária alta e possuem pouco conteúdo, quanto o inverso, podem ser duvidosos. O melhor neste caso é que a balança entre conteúdo e carga horária seja equilibrada.

EAD X Aulas Presenciais

Para avaliar se o curso é ideal para você, procure saber se as aulas são totalmente a distância ou se uma porcentagem de aulas presenciais também será exigida. Em algumas áreas de estudo, a existência de aulas presenciais torna o aprendizado mais rico e dinâmico. Mas você precisa avaliar se tem disponibilidade para comparecer a essas aulas. Ah! Vale ficar atento também aos locais onde essas aulas serão ministradas.

Material Didático

Verifique que tipo de material o curso oferece: livros, slides, apostilas, vídeos extras, bibliografias, entre tantos outros. Lembre-se que esses materiais complementarão o aprendizado e servirão como base de estudo para provas e consultas diversas. Quanto melhor o material didático, maior a assimilação do conteúdo.

Aprendizado Comprovado

Este é outro indicador importante: de nada adianta você fazer um ótimo curso se não testar seus conhecimentos. Cada etapa do curso deve ser acompanhada por exercícios práticos, provas ou certificações. Isso garante que você realmente finalize o curso tendo aprendido o que foi ensinado.

Suporte ao aluno

O suporte prestado pela instituição, coordenadores e professores também é fundamental para o bom aproveitamento do curso. Seja na hora da contratação, para tirar dúvidas relacionadas às aulas ou outras questões, poder contar com um atendimento rápido e eficiente faz toda a diferença, além de melhorar a relação entre todos os envolvidos no processo.

Pré-requisitos do curso EAD

Para evitar aquela sensação de “Foi esse mesmo o curso EAD que comprei?” ou “E agora, como acesso o curso EAD da minha casa?”, verifique com atenção se você atende aos pré-requisitos exigidos pelo curso, tanto em nível prévio de conhecimento necessário, quanto no quesito de possuir boa internet e um dispositivo satisfatório para assistir às aulas. Esses são fatores importantíssimos para aproveitar ao máximo um curso EAD.

Conclusão

O modelo EAD, além de proporcionar acesso à educação de qualidade para um maior número de pessoas, traz inúmeras vantagens (clique aqui e veja também os 6 benefícios trazidos pela Educação a Distância). Basta seguir alguns critérios para escolher o curso mais adequado à sua realidade e iniciar mais uma etapa no seu processo de aprendizagem. Bons estudos!

 

Cursos EAD Allevant