Conheça os objetivos, pilares, modalidades, e todo o pensamento por trás deste caso de sucesso em T&D no saneamento.

No texto “Treinamento e Desenvolvimento: devem as empresas investir em T&D?”, publicado na semana passada, falamos um pouco sobre o cenário e alguns conceitos da chamada Educação Corporativa, tais como “Treinamento e Desenvolvimento (T&D)” e “Universidade Corporativa”.

Além disso, abordamos a importância e alguns dos desafios que o setor de Saneamento Básico enfrenta para concretizar ações de T&D. Neste texto, analisaremos um caso concreto: o da Universidade Corporativa da Companhia Águas de Joinville (UNICAJ).

O Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo (SUCEG) publicou em seus Anais um interessante relato sobre a implementação da UNICAJ. Olhando-a em uma perspectiva sintética, ficamos sabendo que:

  • Ela foi implementada em 2010
  • Seu objetivo principal é o de promover o avanço tecnológico e qualitativo da Companhia por meio do desenvolvimento das pessoas
  • concretização deu-se por meio da promoção de cursos dentro e fora da empresa
  • A muitos desses cursos (de média e longa duração) foram ofertadas bolsas de estudos
  • Dentre os resultados desse esforço estão:
    • A sensível melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Companhia
    • A satisfação e reconhecimento das pessoas por receberem esse benefício

Olhando a UNICAJ em uma perspectiva mais analítica, vemos que ela foi fundada em três pilares, oferecendo três modalidades de concessões.

Pilares

  1. Benchmarking: pesquisa e avaliação das boas práticas junto a 18 empresas que já ofereciam bolsas de estudos
  2. Pesquisa interna: quantidade de colaboradores que estavam estudando ou que pretendiam estudar, e quais cursos lhes interessava
  3. Pesquisa de instituições que oferecem cursos e treinamentos

Modalidades

  1. Participação em cursos/treinamentos “in company”
  2. Participação em eventos, feiras, congressos, visitas técnicas, palestras e cursos externos de curta e média duração, incluindo os cursos de extensão universitária
  3. Participação em cursos de média e longa duração, com caráter de formação profissional ou especialização

Para concessão das bolsas e a definição do seu percentual de cobertura é levada em conta a compatibilidade do curso com a área onde o profissional atua, ou a afinidade do curso com a estratégia da empresa.

Segundo o texto publicado pela SUCEG em 2017, entre 2011 e junho daquele ano, a Universidade Corporativa da Companhia Águas de Joinville havia investido um total de R$2.369.052,45, levando-se em conta todas as modalidades.

E dentre as muitas informações do texto, um relato chama especialmente atenção por ilustrar como o desenvolvimento dos recursos humanos é o desenvolvimento da empresa: o caso do motorista da empresa que estudou para se tornar técnico de saneamento e que, neste cargo, desenvolveu uma solução simples, mas muito engenhosa e eficiente, para o Ponto de Controle de Qualidade Operacional.

“O retorno financeiro somente com este projeto foi o suficiente para pagar o salário deste colaborador por 73 meses e também cobriu em 274 vezes o valor investido na bolsa de estudos do seu curso Técnico em Saneamento”, afirma o texto.

Um exemplo claro e concreto de que investir em Treinamento e Desenvolvimento vale cada centavo.

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