O conceito de Educação a Distância nunca pareceu tão atual, mas o que poucos sabem é que essa modalidade surgiu há quase 300 anos.

O primeiro registro que se tem conhecimento sobre a educação a distância foi no ano de 1728. Caleb Phillips, um professor de Boston nos Estados Unidos, fez um anúncio de jornal no qual oferecia um curso de Taquigrafia para interessados de todo o país. E para dar andamento ao curso, ele enviaria aos alunos semanalmente materiais pelos correios. A título de curiosidade, Taquigrafia é uma técnica que usa códigos e abreviações para aumentar a velocidade da escrita à mão.

A partir daí, mesmo que esparsas, tivemos outras tentativas de EAD nas quais a separação física e temporal entre o professor e o aluno (característica que deu origem à modalidade) foi uma barreira ultrapassada. Veja algumas delas:

  • 1829 (Suécia): Instituto Líber Hermondes foi inaugurado e possibilitou que mais de 150 mil pessoas realizarem cursos através da EAD.
  • 1833 (Suécia): curso de composição por correspondência oferecido pela universidade de Lund.
  • 1840 (Inglaterra): curso de Taquigrafia de Passagens Bíblicas, no qual o professor Isaac Pitman orientava seus alunos a enviarem cartões postais com textos abreviados para praticar o que haviam aprendido no curso.
  • 1856 (Alemanha): a Sociedade de Línguas Modernas inicia o patrocínio dos professores Charles Tous-saine e Gustav Laugenschied para ensinarem Francês por correspondência.
  • 1892 (EUA): criada a Divisão de Ensino por Correspondência para preparação de docentes no Departamento de Extensão da Universidade de Chicago.

 

Isso nos mostra que, mesmo sendo uma modalidade extremamente atual que possibilita a disseminação do conhecimento de forma mais igualitária através do bom uso da tecnologia (e que provavelmente moldará a educação do futuro), o conceito de EAD já existe há quase 300 anos.

Educação a Distância do Brasil

Aqui no Brasil, a Educação a Distância foi oficialmente descrita no Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005: “Art. 1º – Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” (leia aqui o decreto na íntegra)

Mas segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), a história da EAD no Brasil se iniciou em 1904, quando um anúncio que oferecia um curso de datilografia por correspondência foi publicado nos classificados do Jornal do Brasil.

Educação a Distância e as Tecnologias de Comunicação

Uma questão importante para ser observada é que a educação a distância sempre acompanha a evolução das tecnologias de comunicação. Veja:

  • Até 1910: os cursos eram oferecidos por correspondência em materiais impressos.
  • 1910 a 1950: o rádio passou a ser utilizado para transmitir os conteúdos. Vale lembrar que este período compreendeu as duas guerras mundiais.
  • 1950 a 1970: após a invenção e disseminação da TV, as experiências de telecursos deram seus primeiros passos.
  • 1970 a 1990: TVs via satélite e a cabo passam a ser usadas na transmissão dos conteúdos.
  • 1990 a 2000: começaram os cursos por computador via CD-ROM e, posteriormente, pela internet.

 

Tendências para o futuro

O avanço da tecnologia, melhores condições e infraestrutura, além de uma maior regulamentação do setor, têm fortalecido a educação a distância no mundo todo. Só no Brasil, já são quase 2.000 cursos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, que alcançam mais de 3 milhões de pessoas (se quiser algumas dicas para escolher seu curso EAD, clica aqui ;-)).

Isso não significa que o ensino presencial tradicional esteja com seus dias contados, mas mostra que a experiência de aprendizagem será cada vez mais híbrida. E, quanto mais a tecnologia evoluir, mais a educação a distância poderá proporcionar experiências tão ricas nas quais a sensação de presença e proximidade seja muito próxima da realidade.

 

Cursos EAD Allevant