Com a necessidade de constante atualização exigida pelo mercado, um cargo vem ganhando cada vez mais importância nas empresas de saneamento: o de gerente de projetos.

Mas por que dentro de empresas deste ramo, seja em sistemas de abastecimento de água ou de tratamento de esgoto, este profissional tem se tornado tão fundamental?

O gerente de projetos e o novo marco do saneamento

O mercado carece cada vez mais de gerentes de projetos com experiência, conhecimento, domínio de habilidades, ferramentas e técnicas para enfrentar o cenário atual de enorme pressão sofrida pelas Companhias de Saneamento.

O novo Marco Legal estipula metas para serem cumpridas até 2033 e, para alcançá-las, as empresas deverão criar programas e projetos. No entanto, não possuem profissionais capacitados em Gerenciamento de Projetos para planejá-los, executá-los, monitorá-los e entrega-los no prazo exigido pelo Marco.

Um exemplo claro disso são os projetos de redução de perdas em sistemas complexos de abastecimento:

  • Como definir o escopo?
  • O cronograma?
  • Os custos e a qualidade?
  • Os recursos necessários?
  • A comunicação?
  • Os riscos envolvidos?
  • O que adquirir e quem contratar?
  • Quem deve ser envolvido no projeto?

Essas são apenas algumas das questões que devem ser respondidas antes mesmo do projeto começar. Para isso, é necessário um profissional capacitado em gerenciar projetos no saneamento e que compreenda o cenário em que os mesmos serão operados.

Os projetos na área do Saneamento

Antes de mais nada, é necessário entender três premissas fundamentais:

  1. Quem são as partes interessadas nos projetos de saneamento;
  2. Como o sistema de abastecimento está configurado;
  3. Como os projetos na área se relacionam com o objetivo estratégico das Companhias de Saneamento.

Apenas com essas premissas muito claras será possível gerenciar com excelência e entregar o valor esperado pelas companhias e pela população.

O papel do Gerente de Projetos

O gerente de projetos desempenha um papel crítico na liderança das equipes. Muitos deles envolvem-se do início ao fim do projeto; outros, nas atividades de avaliação e análise antes mesmo do projeto começar.

Essas atividades podem incluir definições de objetivos estratégicos, análise do negócio, desenvolvimento de business case, gerenciamento de portfólios, entre outras. O gerente de projetos também pode estar envolvido no acompanhamento dos benefícios do negócio resultantes do projeto.

As responsabilidades do Gerente de Projetos

O gerente de projetos é responsável pelo produto de sua equipe. Cabe a ele adotar uma visão holística para conseguir planejar, coordenar e concluir o projeto, com base no objetivo proposto pela organização.

Não se espera que o gerente de projetos desempenhe todas as funções do projeto. Mas ele deve ter conhecimento amplo do negócio e fornecer à sua equipe informações suficientes para que o projeto seja executado com sucesso. Através de uma boa capacidade de comunicação, cabe a ele conduzi-los por todas as etapas por meio de sua liderança, planejamento e coordenação.

Conclusão

Ficou claro por que este profissional tem se tornado tão importante? Com todos os desafios que o Marco Legal trouxe para as empresas de saneamento, um gerente de projetos capacitado terá papel fundamental tanto para o resultado de cada projeto, quanto para a universalização do saneamento no longo prazo.

Quer ser um Gerente de Projetos preparado para enfrentar os desafios do saneamento?