Inovação em cursos EAD amplia as possibilidades de capacitação para a nova geração de profissionais.

A Educação a Distância é um modelo de ensino em que o aluno não tem a necessidade de estar presente na sala de aula. Ele deve cumprir todas as atividades dos cursos EAD em um prazo predeterminado, mas pode estudar e assistir as aulas de onde quiser, em qualquer dispositivo, no horário que for mais conveniente.

Este modelo, além de proporcionar acesso à educação de qualidade para um maior número de pessoas, traz inúmeras vantagens. No artigo de hoje, separamos alguns benefícios importantes trazidos por essa nova forma de aprendizado que está em plena evolução.

1. Horários de estudo flexíveis e comodidade

Por conta de se tratar de cursos a distância, o aluno pode escolher qual a melhor forma de conciliar seus estudos com as outras atividades diárias, sejam elas profissionais ou não. Isso proporciona maior comodidade para assistir às aulas, já que o material pode ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer hora do dia ou da noite.

2. Cursos EAD minimizam a necessidade de deslocamento

Essa é uma enorme vantagem para pessoas que vivem em grandes cidades ou em locais muito afastados de centros urbanos. Em alguns casos, o tempo e/ou custo de deslocamento podem se tornar um fator proibitivo para a realização dos estudos. A modalidade EAD reduz a necessidade de deslocamento a quase zero, exceto em dias de provas ou entrega de trabalhos presenciais.

3. Menor investimento quando comparado a um curso presencial

Os cursos EAD costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais. E essa é uma conta simples de fazer, já que todos os custos físicos de um curso presencial (como energia, local, instalações, deslocamento do professor, entre outros), são minimizados ao máximo. Logo, mais pessoas conseguem ter acesso a um ensino de qualidade.

4. Leque de opções é ampliado pelos cursos EAD

A gama de cursos oferecidos no modelo EAD tem crescido exponencialmente. Antigamente, se o aluno quisesse fazer um curso que não fosse oferecido em sua cidade, era necessário procurar pelo local mais próximo e se deslocar até lá. E essa limitação física reduzia muito as opções. Quando retiramos essa barreira, o aluno tem seu leque de opções ampliado e pode escolher qualquer curso oferecido em qualquer lugar.

5. Cursos EAD estimulam a capacidade de organização e disciplina

A priori pode parecer um problema, pois o formato de cursos EAD exige do aluno maior disciplina. Ele assume um papel protagonista sobre suas ações, já que não existe a figura tradicional do professor para exigir que ele estude, se dedique mais, ou entregue um trabalho no prazo, por exemplo. Mas desenvolver essa capacidade de organização e disciplina é ótimo não só para os estudos, mas para a vida de uma maneira geral. São ferramentas que podem ser bem utilizadas tanto pessoal quanto profissionalmente.

6. Menor tempo para conclusão do curso

No formato tradicional de aprendizagem existe uma “perda de tempo” intrínseca ao processo, causada por conversas durante a aula, desatenções ou mesmo questionamentos relevantes ao tema. E isso é natural. Faz parte do relacionamento entre as pessoas. Já no modelo EAD, todos esses contratempos são minimizados, o que permite que os cursos tenham uma carga horária mais otimizada, gerando uma economia de tempo importante para os dias de hoje.

Pesquisas mostram que este modelo de educação veio para ficar. Inúmeras instituições renomadas já se adequaram ao novo cenário e têm oferecido ótimos cursos EAD. Basta você procurar aquele que mais se adequa às suas necessidades. Opções não vão faltar!

Cursos EAD Allevant