LETA 2021 contou com a participação de universidades e empresas, dentre elas a Allevant Educação sobre Lodos de Estações de Tratamento de Água.

O 1º Encontro Nacional de Lodos de Estação de Tratamento de Água, ocorrido entre os dias 17 e 19 de junho, reuniu diversas entidades e profissionais para discutir o tema, essencial para o setor de saneamento.

Realizado pelo ITA, pela UNESP e pela USP, o evento contou com a participação do Diretor Pedagógico da Allevant Educação, João Sergio Cordeiro, que definiu o LETA 2021 como um marco: “Os lodos de estação de tratamento de água são um problema desde que eles surgiram, na primeira metade do século XX. Foi por volta de 1950 que a maior parte dessas estações foram projetadas utilizando, claro, a tecnologia da época. No entanto, eles não eram vistos como tal”.

MARCO HISTÓRICO

Cordeiro explica que, no Brasil, foi apenas a partir de 1970, com o professor Azevedo Neto, que se iniciaram os trabalhos a respeito desses resíduos como um problema. E em 1981, o diretor pedagógico da Allevant Educação defendeu a primeira dissertação de mestrado sobre o tema. “Mas já em 1947, a American Water Works Association, criou o primeiro comitê para estudar esses lodos, que antes eram jogados nos rios sem grande preocupação”.  

Ele conta que, no Brasil, apesar do esforço individual de vários pesquisadores, e a realização de alguns encontros, as discussões sobre o tema ainda eram dispersas: “Daí a importância desse 1º Encontro Nacional, que foi um marco para os debates sobre o assunto. Durante três dias, foram abordados vários problemas, várias condições relacionadas a esses resíduos, várias pesquisas foram apresentadas, e foram criados grupos para que esses trabalhos prossigam”. 

PROBLEMAS E SOLUÇÕES SOBRE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A Lei 9605 de Crimes Ambientais responsabiliza os gestores que permitem o lançamento desses resíduos em terrenos ou rios. E, segundo dados do IBGE e do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), cerca de 80% desses resíduos são indevidamente descartados, não sendo nem tratados, nem reutilizados: “São oportunidades que estão sendo desperdiçadas; são problemas que têm sido ‘empurrados com a barriga’, embora existam alguns casos de ações que revelam uma preocupação com o tratamento adequado desses resíduos”.

Além desse ponto de inflexão que foi o LETA 2021, o professor Cordeiro também chama a atenção para o curso de “Engenharia e Gestão em Saneamento Utilizando Ferramentas BIM”, promovido pela Allevant Educação em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros e com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo: “Esse curso vai abordar o tema dos Lodos de Estações de Tratamento de Água, não de uma forma exaustiva, mas nós também temos cursos EAD específicos sobre esse tema. Se cerca de 80% do lodo produzido não é tratado, me parece lógico inferir que muitos profissionais da área não estão capacitados para lidar com essa questão”.

A preocupação com a formação e capacitação de uma equipe para resolver problemas, afirma Cordeiro, só pode surgir quando existe a consciência do problema.

Quer se tornar um profissional ainda mais capacitado?

Conheça o curso de Engenharia e Gestão do Saneamento Utilizando Ferramentas BIM.