Foco principal foi propor intervenções à rede de distribuição para melhorar o abastecimento do município.

Elaborado inicialmente em 2017 pela Allevant Engenharia e revisado nos anos de 2020 e 2022, o projeto de setorização do Sistema de Abastecimento de Água de Araçatuba/SP pode ser considerado um novo caso de sucesso para a empresa. Em linhas gerais, o foco principal do projeto foi propor intervenções na rede de distribuição para melhorar o abastecimento do município.

Utilizando ferramentas Bentley para modelagem hidráulica, foi possível realizar uma análise racional do sistema e criar uma relação de retroalimentação de informações junto à unidade concessionária SAMAR. Isso permitiu uma reavaliação constante das intervenções necessárias durante o projeto e a manutenção do processo de melhoria contínua em prol da qualidade geral do abastecimento.

Além do trabalho que vem sendo feito, essas intervenções serão propostas ao longo de todo o período de concessão (até 2042) e englobam uma extensa gama de possibilidades, tais como manobras e instalações de registros, implantação de válvulas redutoras de pressão, redes de reforço, interligações e estações elevatórias, construção de grandes reservatórios, entre outras.

Todas as intervenções são metodicamente analisadas, levando em conta 6 questões principais:

  1. Equilíbrio de pressões nas interligações de todas as matrículas de consumo, proporcionando uma melhor qualidade de abastecimento da população, que não deve sofrer com vazamentos provocados por alta pressão nas tubulações de suas residências ou falta d’água provocada por pressões menores na rede.
  2. Lógica operacional do sistema aprimorada, permitindo uma análise sobre todo o funcionamento do sistema, priorizando a redução do consumo energético, gerando menores custos e associando-se a maior sustentabilidade.
  3. Isolamento de áreas denominadas “setores”, em proporções macro e micro, estabelecendo regiões de controle cada vez mais compactas, de forma a permitir o melhor controle da relação entre a entrada de água em áreas estabelecidas e o consumo total da população nesta mesma área, indicando quais regiões encontram-se mais expostas a perdas operacionais. Tais regiões são classificadas por “macrosetores” (quando relacionados ao complexo de produção associado), “setores” (quando relacionados aos centros de reservação), até se restringirem por distritos de medição e controle (DMC’s) na “microssetorização”, como se apresentam a seguir.

    Projeto de Setorização
    Projeto de Setorização
  4. Redução nas perdas operacionais por vazamentos, como consequências de todas as melhorias mencionadas acima e que se estabelecem como um desafio de grandes proporções ao saneamento no Brasil e no mundo, demandando um trabalho contínuo em prol da sustentabilidade.
  5. Possibilidades de abastecimento por contingência entre os setores, preservando a segurança hídrica no abastecimento da população, mesmo em casos extremos de esvaziamento de algum reservatório ou falha na operação de equipamentos.
  6. Melhoria da qualidade da água entregue aos consumidores, gerando uma qualidade de vida e de condições de saúde cada vez melhores à população.

Projeto de setorização e seus benefícios

O processo de setorização da rede de abastecimento de um município é contínuo e demanda atenção prolongada por parte dos envolvidos nas etapas de dimensionamento, operação e manutenção. Os benefícios trazidos, como vimos, englobam desde a qualidade no abastecimento da população até a operação sustentável do sistema.

E estamos falando de apenas uma única cidade. É necessário expandir este processo de modelagem hidráulica e setorização ao longo de todo o território brasileiro. Só assim teremos condições favoráveis para alcançar a tão sonhada universalização do saneamento.

Quer se tornar um Projetista BIM?

Conheça nosso Programa de Treinamento para Projetistas BIM.