Estimar a incerteza da medição dos laboratórios de ensaios e calibração é importante para que haja maior confiança nos resultados materializados do laboratório.

As operações da qualidade em um laboratório são de extrema importância. Para isso, a elaboração da ISO 17025:2017 (que falamos em uma outra postagem e você pode conferir clicando aqui), foi um fator de relevância, quando falamos deste assunto. Pois, ela aborda diversas diretrizes para os laboratórios. No entanto, nesta postagem falaremos somente das medições.

O que é a medição?

A medição é um processo experimental, onde uma medida materializada é usada como fator de decisão. Por ser experimental, ela apresenta um intervalo de confiança. Este intervalo é estabelecido pela calibração dos equipamentos de medida e somado ao processo de medição do mensurando.

Quais são as variáveis existentes no processo?

As principais variáveis que temos são:

• A exatidão da calibração, obtida da análise crítica dos certificados de calibração,
• Da precisão do processo de medição, obtido pelo controle das condições ambientais, do grau de treinamento das pessoas e de procedimentos operacionais estruturados.

Como assegurar a medição?

A calibração dos equipamentos é um dos fatores decisivos quando falamos de garantia da validade da medição. Assim, definir provedores de calibração, que tem menores incertezas, é uma das ações que podem assegurar a validade da medida. Além deste temos outro fator que assegura a medição que é a gestão da precisão do processo de medição, que completa a ação de validação do resultado publicado.

Por que é importante fazer a estimativa da incerteza da medição?

Ao fazermos as medições é preciso estimar a incerteza do sistema de medição, já que ela auxilia e contribui para a tomada de decisões de aceitação ou rejeição do resultado ou do produto.

Sendo assim, quando falamos de medição, temos que observar todos esses fatores experimentais para que possamos compreender por que diferentes laboratórios apresentam resultados diferentes para a mesma amostra ou produto.

CTA-Estimativa da incerteza da medição