Com as mudanças no setor da engenharia, houve um aumento da demanda por profissionais que desenvolvam projetos utilizando a metodologia BIM e que tenham domínio técnico de desenhos para diferentes disciplinas e softwares especializados.

Isso exige uma capacitação extra que não faz parte do ensino tradicional das escolas de engenharia. Este novo profissional, o Projetista BIM, precisará operar ferramentas CAD/CAE, softwares BIM, bem como entender os aspectos técnicos dos setores mais importantes e proeminentes do mercado, os quais possuem alta demanda por profissionais projetistas.

Saber apenas softwares tradicionais como o Autocad, por exemplo, não será mais suficiente neste mercado competitivo. O profissional que almeja se tornar um projetista BIM deverá ter conhecimento suficiente para navegar em diferentes plataformas, tais como Civil 3D, Revit, Microstation, Open Plant Modeler, Autodesk Inventor, entre outras, além de uma base muito sólida de toda a metodologia BIM e do desenho técnico.

Novas tendências da Engenharia

Existem diversas tendências que permeiam as áreas da engenharia. De sustentabilidade à robótica. Mas aqui, separamos algumas focadas em tecnologias que necessitarão deste novo profissional Projetista BIM:

• Construtechs

Focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da engenharia, pesquisas apontaram um crescimento de 23% das empresas deste segmento entre os anos de 2020 e 2021. Foram identificadas mais de 702 startups Construtechs ativas no Brasil, atuantes em diversos setores, tais como Mineração, Construção Civil, Indústrias de Materiais, Escritórios de Arquitetura, Governo, entre outros. Normalmente, as Construtechs possuem suas bases na inovação, gestão, tecnologia e construção inteligente, terreno muito fértil para os Projetistas BIM.

• Metodologia BIM

O BIM não é mais uma tendência e sim uma obrigatoriedade, já que, devido ao decreto n° 10.306, a metodologia deverá ser usada na execução direta ou indireta de obras e serviços públicos federais de engenharia. Mesmo assim, ele não poderia faltar em nossa lista.

A Estratégia BIM BR, lançada pelo Governo Federal, busca “(…) incentivar o desenvolvimento do setor de construção, trazer mais economicidade para as compras públicas e maior transparência aos processos licitatórios, além de contribuir para a otimização de processos de manutenção e gerenciamento de ativos (…)”. Esse é mais um sinal de que o Projetista BIM será um profissional muito requisitado nos próximos anos.

• Realidade Aumentada

Essa tecnologia começou a dar os primeiros passos nos últimos anos e, daqui para frente, será cada vez mais utilizada. Ela pode proporcionar uma experiência, por exemplo, de visualizar um prédio inteiro em tamanho real, antes mesmo da obra ter iniciado.

A realidade aumentada também melhora o nível de precisão dos modelos 3D, ajudando os profissionais a terem maior previsibilidade e agilidade na gestão e visualização dos processos. Isso é um fator determinante para a tomada de decisões durante a obra.

• Experiência do usuário

Não é novidade que, atualmente, experiências vendem muito mais que qualquer outro atributo de um produto. E isso não é diferente na engenharia. Todas essas ferramentas, tais como realidade aumentada, realidade virtual, modelagem 3D, gêmeos digitais, entre outras, são fundamentais para melhorar os processos de construção e gestão de uma obra, mas também podem proporcionar uma experiência de compra muito mais clara e imersiva para o consumidor final.

Pense na satisfação do cliente se ele puder ver os detalhes da construção do seu apartamento sem nem precisar sair da sala de reunião? Ou mesmo ter acesso a um sistema que mostra o andamento semanal do empreendimento? Isso minimizaria, e muito, problemas causados por falta de informação/comunicação durante todo o processo.

Conclusão

Tentamos dar um overview de como as novas tendências na engenharia trarão muitas oportunidades para esse novo profissional chamado Projetista BIM. Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Existe um mar desconhecido que apenas os profissionais capacitados estarão aptos para navegar e inovar.

Quer se tornar um Projetista BIM?

Conheça nosso Programa de Treinamento para Projetistas BIM.