Em 2020, os orçamentos destinados a Treinamento e Desenvolvimento cresceram 20% e as maiores empresas brasileiras investiram um volume milionário em capacitação.

A pergunta do título, claro, é retórica. E a resposta, obviamente, é: “Sim, as empresas devem investir tempo e dinheiro em Treinamento e Desenvolvimento (T&D)”.

Embora argumentos contrários a essa resposta dificilmente possam ser seriamente defendidos hoje em dia, as ações concretas do T&D em projetos, planos e programas são, como costumamos dizer, “outros quinhentos”. Esse esforço se torna ainda mais desafiador dependendo da natureza da empresa e da complexidade do trabalho dos colaboradores nela integrados.

Treinamento e Desenvolvimento em empresas de Saneamento

O exemplo de empresas de saneamento básico ilustra bem isso. Se levarmos em conta apenas os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, estamos falando de:

  • Atendimento a milhares de clientes e, dependendo da cidade, milhões.
  • Fornecimento de serviços literalmente vitais.
  • Trabalho de centenas de colaboradores e, dependendo da cidade, milhares.
  • Decisões e ações complexas que exigem o conhecimento de técnicas e tecnologias ligadas a diversas ciências e áreas do conhecimento.

Se somarmos a esses aspectos o estado atual dos serviços do setor no Brasil e as possibilidade, exigências e metas de universalização do Novo Marco Regulatório, conseguimos imaginar o tamanho do desafio dessas empresas. Desafio que, para ser enfrentado e superado, necessariamente deverá levar em conta – e em boa conta – o Treinamento e Desenvolvimento das suas equipes. Coisa que a criação de Universidades Corporativas pode ajudar, e muito.

Definições para Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

Segundo o “Glossário da Educação Corporativa Digital”, produzido pela empresa Dot com apoio da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), T&D é:

  • Um conjunto de ações propostas pela empresa para capacitar os seus colaboradores;
  • O treinamento é focado em ações de curto prazo, focado na execução de tarefas;
  • O desenvolvimento indica ações de longo prazo e dão suporte para que os colaboradores avancem em suas carreiras profissionais dentro da empresa;
  • O termo também designa a área da empresa responsável por conceber e implementar as ações de capacitação dos colaboradores

Segundo o mesmo documento, a Universidade Corporativa é:

  • Uma instituição vinculada a uma empresa, com intuito de oferecer treinamento para os seus colaboradores;
  • E diferente de uma instituição formal de ensino, ela:
    • apresenta alto grau de flexibilidade
    • possibilita a personalização dos cursos de forma alinhada aos objetivos da empresa.

No próximo texto abordaremos um caso de sucesso da Universidade Corporativa de uma empresa pública de saneamento. Até lá!

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