Os termos “gestão” e “capacidade técnica” indicam e exigem a necessidade de formação de profissionais que compreendam os vários planos e campos que compõem a realidade do Saneamento Básico. Esta formação, por sua vez, vem sofrendo com diversas lacunas.
Os cursos de graduação em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental têm o seu foco principal em temas tradicionais, tais como o transporte de águas e esgotos, e tecnologias básicas de tratamento. No entanto, detalhes de planejamento e gestão ficam fora das discussões. Além desses, vários outros temas fundamentais não são abordados nos cursos por vários motivos: tempo insuficiente, pragmatismo dos conteúdos curriculares, utilização das chamadas “soluções carimbo”, entre outros fatores.
O estabelecimento da competência técnica e da gestão deve ser analisado observando, além da aquisição de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e proatividade.
Ou seja, nos cursos de engenharia acima citados não é dada a devida ênfase a certos temas essenciais à formação de profissionais que atuarão na área de saneamento.
Saneamento Básico
Sistema de Abastecimento de Água
Qualidade da Água
Sistemas de Adução da Água
Reservatórios
Eficiência Energética em SAA e a ISO 50.001
Elaboração de Planos de Sistemas de Abastecimento de Água
Programa de Segurança da Água (PSA)
Agências de Regulação
Resíduos do Tratamento de Água
Controle de Perdas em SAA e Indicadores
As Normas ISO 24.510, 24.512 e 24.516
Gestão de Valor em Sistemas de Saneamento
Introdução ao BIM
Modelagem Hidráulica em SAA
Projeto de Reservatórios com OpenBuilding
Projeto de Redes com Ferramentas BIM
Modelagem de Sistemas de Esgotamento Sanitário
Corpo Docente
Conheça os currículos dos professores com mais detalhes.