Seu Estado
Não Inscrito
Preço
144,90
Comece Agora

Introdução

O curso aborda os aspectos da geração dos resíduos sólidos em nosso dia a dia, problemas atuais ocasionados pelo aumento do consumo em nossa sociedade (sobretudo no meio urbano) e, consequentemente, o impacto negativo pós-consumo. Também dá atenção aos principais aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010): geração dos resíduos, disposição adequada, responsabilidade compartilhada e ciclo de vida dos produtos.

Outro aspecto importante é o papel do catador de material reciclável em nossa sociedade: estruturação adequada da organização, fundamentação de empreendimentos denominados de cooperativas/associações de catadores (conforme também estipulado na Lei), arranjos de tais empreendimentos e como devemos pensar em sua estrutura para que, de fato, possam funcionar adequadamente.

Além disso, o curso proporciona a base para elaborar projetos ambientais oriundos de editais públicos ou privados, bem como a estruturação de programas de coleta seletiva nos municípios. Por fim, o curso enfatiza a importância da filosofia da ISO 14.001, sua utilização à estruturação de empreendimentos constituídos por catadores e cases de sucesso relacionados à coleta seletiva.

Objetivo

Capacitar profissionais, estudantes, funcionários públicos e trabalhadores das demais organizações nos aspectos inerentes à gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU, sobretudo os resíduos sólidos recicláveis. As aulas objetivam, ainda, abordar as estratégias para o gerenciamento dos RSU com base na implementação de programa de coleta seletiva, considerando os aspectos legais existentes, bem a participação de empreendimentos cooperativistas e/ou associativista constituídos de catadores de materiais recicláveis. Ademais, propiciará aos participantes o entendimento geral dos conceitos da ISO 14.001, sobretudo os princípios que englobem a implantação do sistema de gestão ambiental em cooperativas e/ou associações de catadores, a fim de possibilitar maior efetividade nos programas de coleta seletiva municipais.

Público-alvo

Profissionais, estudantes, funcionários públicos e trabalhadores que atuam ou desejam atuar com coleta seletiva.

Metodologia

Entendimento dos principais aspectos e conceitos da gestão adequada dos resíduos sólidos, aplicabilidade dos conceitos que serão abordados no dia a dia, compreensão da necessidade da gestão adequada dos Resíduos Sólidos, embasamento para a organização de programa de coleta seletiva no ambiente que o estudante está inserido.

O que você irá aprender

Conheça o Professor

Prof. Dr. Valdemir dos Santos de Lima

Graduado em Gestão e Saneamento Ambiental, mestre e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana / Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Durante a graduação atuou na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEPLADEMA junto à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP – COOPERVIVA. As ações abordaram as temáticas inerentes à gestão de pessoas e à gestão organizacional.

Durante o mestrado e o doutorado, atuou na linha de pesquisa: Gestão de Pessoas em Sistemas de Saneamento, resultando na dissertação intitulada: “Estratégias para Gestão de Pessoas e Economia Solidária: O Estudo da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP” e na tese intitulada “Internalização dos Conceitos da ISO 14.001 em Cooperativa de Catadores – O Caso da Cooperativa de Rio Claro/SP”, bem como nas ações de fortalecimento do empreendimento nas esferas social, ambiental e econômica.

Desse modo, a partir de projetos submetidos às instituições privadas, governamentais e não-governamentais, a pesquisa possibilitou a melhora infraestrutural da instituição, sobretudo a valorização do trabalhador pertencente à cooperativa. Ainda, desenvolveu pesquisas relacionadas à economia solidária no Instituto de Geografia e Ciências Exatas / Laboratório de Estudos Territoriais – IGCE / UNESP por meio do convênio celebrado junto à Prefeitura Municipal de Rio Claro – Secretaria Municipal de Assistência Social. Nessa ocasião, foi coordenador do Programa Municipal de Economia Solidária e presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária.

Lecionou na educação profissional e tecnológica, bem como na educação superior em cursos de graduação e programas de pós-graduação. Atualmente é professor e Coordenador Acadêmico do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – IESCAMP e integrante do Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (PORTARIA n° 430, de 29 de maio de 2018).

5 1 Avaliações

Avaliações

por Francisco Carlos Diniz Junior 15/03/2021

Gostei bastante do Curso.
Excelente didática.