Graduado em Gestão e Saneamento Ambiental, mestre e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana / Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Durante a graduação atuou na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEPLADEMA junto à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP – COOPERVIVA. As ações abordaram as temáticas inerentes à gestão de pessoas e à gestão organizacional.
Durante o mestrado e o doutorado, atuou na linha de pesquisa: Gestão de Pessoas em Sistemas de Saneamento, resultando na dissertação intitulada: “Estratégias para Gestão de Pessoas e Economia Solidária: O Estudo da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP” e na tese intitulada “Internalização dos Conceitos da ISO 14.001 em Cooperativa de Catadores – O Caso da Cooperativa de Rio Claro/SP”, bem como nas ações de fortalecimento do empreendimento nas esferas social, ambiental e econômica.
Desse modo, a partir de projetos submetidos às instituições privadas, governamentais e não-governamentais, a pesquisa possibilitou a melhora infraestrutural da instituição, sobretudo a valorização do trabalhador pertencente à cooperativa. Ainda, desenvolveu pesquisas relacionadas à economia solidária no Instituto de Geografia e Ciências Exatas / Laboratório de Estudos Territoriais – IGCE / UNESP por meio do convênio celebrado junto à Prefeitura Municipal de Rio Claro – Secretaria Municipal de Assistência Social. Nessa ocasião, foi coordenador do Programa Municipal de Economia Solidária e presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária.
Lecionou na educação profissional e tecnológica, bem como na educação superior em cursos de graduação e programas de pós-graduação. Atualmente é professor e Coordenador Acadêmico do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – IESCAMP e integrante do Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (PORTARIA n° 430, de 29 de maio de 2018).