Seu Estado
Não Inscrito
Preço
624,90
Comece Agora
This curso is currently closed

Introdução

A crise hídrica existente no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo, trouxe à tona o grave problema das perdas que ocorrem nos sistemas de abastecimento de água do país. E o impacto é tão crítico que, em determinadas localidades, essas perdas podem ultrapassar 45% do total de água produzida. Elas ocorrem de maneira generalizada nos Sistemas de Abastecimento de Água e são classificadas genericamente como “Perdas Operacionais”.

Objetivo

Os profissionais da área devem conhecer e entender que as "Perdas Operacionais" possuem diversas origens, tais como perdas de mananciais, perdas de energia, desperdício de produtos químicos, perda financeira, desperdício de horas de trabalho, perda de ativos, perda de credibilidade da empresa, além da perda da água propriamente dita. O objetivo deste curso é capacitar os gestores dos SAA, tornando-os aptos para tomarem providências técnicas, tecnológicas e de gestão sobre esses problemas.

Público-alvo

O curso se destina a operadores de sistemas de saneamento: abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários, além de profissionais de prefeituras municipais com a prerrogativa de trabalhar com sistemas de manejo de águas pluviais. Apesar do conhecimento se destinar a profissionais técnicos de engenharia, profissionais das áreas de química e biologia que trabalham em sistemas de tratamento também podem ser beneficiados com esse curso.

Importante: é necessário que o aluno tenha formação mínima no ensino médio, pois a conceituação se baseia em conceitos ministrados nessa etapa de estudo.

Carga Horária

O curso de "Gestão e Controle de Perdas Operacionais em Sistemas de Abastecimento de Água" possui carga horária de 24 horas.

O que você irá aprender

Conheça o Professor

Prof. Dr. João Sergio Cordeiro

Formação

Demais Atividades

Conteúdo do Curso

Aula 01 | Introdução
Aula 02 | Perdas de Produtos Químicos e de Energia
Aula 03 | Gestão Energética em SAA e ISO 50.001
Aula 04 | Perdas Físicas de Água
Aula 05 | Perdas e Desperdícios, e Perdas de Água em ETA
Aula 06 | Perdas em Reservatórios e em Transporte, Cuidados, Controles, Setorização, Adutoras e Redes de Distribuição
Aula 07 | Consumo Racional, Medição e Controle de Consumo
Aula 08 | Riscos Corporativos, Perdas Financeiras, de Confiabilidade, de Ativos e ISO 55.000
Aula 09 | IWA e AWWA, Programas Internacionais de Perdas e Projeto "IPERDAS"
Aula 10 | Planos Estratégicos de Perdas, Indicadores, ISO 24.512
Aula 11
1 of 2

Avaliações

Ainda não existe nenhuma avaliação. Seja o primeiro a avaliar este curso!