Em julho comemora-se os 5 anos do Marco do Saneamento

A falta de mão de obra qualificada, escassez de insumos, a alta de juros  e as grandes diferenças entre municípios e entre regiões do País são alguns dos gargalos apontados na execução das obras

 

Ao completar 05 anos de publicação, o Marco do Saneamento recebeu uma atenção especial da Inteligência Técnica do Centro de Liderança Pública (CLP) e do site de notícias Poder 360º.

No balanço que apresentaram, a percepção é a mesma: após meia década, apesar dos avanços, o caminho para o Brasil atingir a meta de universalização é longo e não sem difíceis obstáculos.

Nos próximos 08 anos, até 2033, os governos, as empresas públicas e privadas deverão enfrentar os seguintes desafios:

  • falta de mão de obra qualificada
  • escassez de insumos
  • a alta de juros
  • as grandes diferenças entre municípios e entre regiões do País
  • insegurança Jurídica

Daniel Duque, gerente da Inteligência Técnica do CLP, ressaltou na nota técnica divulgada no site da entidade:

“Para que o Brasil consiga avançar efetivamente rumo à universalização do saneamento básico até meados da década de 2030, é imperativo que sejam mantidas as exigências regulatórias atuais, garantindo a previsibilidade necessária para atrair investimentos consistentes. Além disso, é fundamental que haja um compromisso sólido dos gestores públicos municipais, estaduais e federais na implementação de políticas efetivas e na criação de uma governança transparente e eficiente para o setor. Somente com ações coordenadas, investimentos robustos e respeito às regras estabelecidas será possível transformar o atual cenário e garantir a universalização do saneamento básico, essencial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população brasileira”.

Gesner Oliveira, economista e ex-presidente da Sabesp, em reportagem do Poder360º, listou três outros desafios a serem enfrentados para que a universalização ocorra:

  • estabilidade macroeconômica
  • fortalecimento das agências regulatórias
  • planejamento público

Mas nesses 05 anos mudanças também são notadas. Segundo Christianne Dias, diretora da ABCON SINDCON, em artigo “Cinco anos do Marco Legal do Saneamento: transformação em curso”:

  • foram realizados 59 leilões em 20 estados, abrangendo todas as regiões do país
  • foram mobilizados R$ 178 bilhões em investimentos contratados
  • o número de municípios com presença privada saltou de 291 para 1.793, um crescimento de 516%
  • 27 projetos (18 municipais e 9 regionais) estão em fase de estruturação, com potencial de gerar mais R$ 76,7 bilhões em investimentos e contemplar outros 966 municípios brasileiros.

A ALLEVANT E O SANEAMENTO

Neste cenário de grandes desafios para que grandes mudanças sejam realizadas no setor do saneamento, a Allevant Educação atua no sentido de contribuir para a qualificação da mão de obra do setor.

Conheça nossos cursos.

Share This Article
saneamento_basico_arquivo_agencia_brasil
Previous post
Municípios investem menos de 65% do necessário para universalização
Next post
O desafio da sustentabilidade econômico-financeira no saneamento
O desafio da sustentabilidade econômico-financeira no saneamento

Leave A Reply