fbpx
Curso Online - Engenharia e Gestão do Saneamento Utilizando Ferramentas BIM

Conheça os professores do curso

O curso de Engenharia e Gestão do Saneamento Utilizando Ferramentas BIM, conta com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas na área do saneamento. Confira abaixo:

João Sergio Cordeiro

Diretor Pedagógico do Grupo Allevant

Possui graduação na Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, com ênfase em Tratamento de Lodos de ETAS, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, gerenciamento de Sistemas de Saneamento, estações de tratamento de água, lodos de decantadores e resíduos sólidos. Foi Diretor e Presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Orientou cerca de 35 trabalhos de Mestrado e Doutorado na EESC/USP e UFSCar. Coordenou várias turmas de Cursos de Especialização em Gestão Ambiental e Sistemas de Saneamento.

Sérgio Motta

Diretor de Engenharia do Grupo Allevant

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (EESC-USP/1991) e Licenciado em Física pela Universidade de Franca (2004). Atualmente atua como Diretor de Engenharia na Allevant com experiência em: Automação dos Sistemas de Abastecimento de Água com tráfego de dados via link digital e supervisório; Construção Civil de Equipamentos de Sistemas de Abastecimento de Água, Esgoto e Engenharia Ambiental, na Elaboração de Planos de Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental, Diagnóstico Ambiental para Construções Civis e Mapeamento Ambiental de Bacias Hidrográficas.

Antônio Osmar Fontana

Mestre em Engenharia Urbana e Esp. em Engenharia Sanitária

Graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1981) e Faculdade de Engenharia São Paulo (1983), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP (1982) e Mestrado em Ciência e Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Efluentes e Lodos de ETAs, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, redes de água e de esgoto, lodos de decantadores, estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto.

Wellington Cyro

Doutor em Hidráulica e Saneamento

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1983), mestrado e doutorado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC-USP), 1991 e 1997, respectivamente. Professor Doutor Aposentado, na área de Saneamento Ambiental da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP), 1990-2016. Foi Consultor da ONU/PNUD, no Projeto BRA/92/017 Gestão de Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos (1996 e 1997). Foi Superintendente do Departamento de Água e Esgotos - DAAE do município de Araraquara-SP, de 2001 a 2008 e em 2017. Professor Titular III da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) desde 2018. Foi Assessor Técnico da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) (10/2019 a 09/2020). Tem experiência na área de Saneamento Básico e Ambiental, com ênfase em gestão e tratamento e disposição final de resíduos sólidos, controle da poluição e da qualidade da água, tratamento e de efluentes sanitários e industriais e planejamento e gestão de recursos hídricos.

Meire Garcia

Coordenadora Administrativa de Cursos de Extensão em BIM - SEESP

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na elaboração de projetos de arquitetura e acompanhamento técnico de obra civil deste 1999, quando da formação acadêmica. Atualmente está cursando como "Estudante Especial" no programa de pós-graduação da Unicamp (Faculdade de Arquitetura). Presta serviços continuamente ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e para a Faculdade de Engenharia do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), como responsável pela adequação dos espaços físicos.

João Sergio Cordeiro Filho

Diretor Executivo do Grupo Allevant

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Graduado em Controladoria e Finanças pela USP. É um dos sócios e Diretor Executivo do Grupo Allevant, atuando na área de Saneamento com projetos de modelagem hidráulica, estudos de concepção e educação. Atuou como Controller de Empresas do Grupo Embraer de 2008 a 2013 e, dentro da mesma, trabalhou com Supply Chain Management e Análise Financeira de Novos Negócios. Além disso, participou da elaboração do Plano de Negócio da Unidade da Embraer em Cingapura, da Joint Venture da Embraer com a CAE e da Criação dos Centros de Manutenção de Aeronaves no Brasil e exterior.

Antônio Zanollo

Mestre em Direito e Especialista em Política de Recursos Hídricos

Tabelião no Estado de São Paulo. Mestrado em Direito, pós-graduação em Direito Notarial e Registral, pós-graduação em Direito Processual Civil, aperfeiçoamento em Política de Recursos Hídricos e graduação em Ciências Jurídicas. É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Possui 12 (doze) anos de exercício na docência em graduações em Direito da UNICASTELO e do IMMES e já assumiu diversas funções acadêmicas e docências. Exerceu a advocacia privada por 12 anos, sendo 5 anos no Terceiro Setor.

Cali Laguna Achon

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento

Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Pós-doutora pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSCar com bolsa FAPESP. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECiv-UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água e resíduos gerados no tratamento, lodo de ETA e ETE, gerenciamento de sistemas de saneamento e indicadores.

Valdemir Souza de Lima

Doutor em Engenharia Urbana e Especialista em Gestão de Pessoas em Sistemas de Saneamento

Graduado em Gestão e Saneamento Ambiental, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana/Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. No decorrer de sua trajetória acadêmica, atuou junto à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEPLADEMA – Rio Claro/SP, especificamente em temáticas voltadas à gestão de pessoas e à gestão organizacional na Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro – COOPERVIVA. Durante o mestrado e o doutorado atuou na linha de pesquisa Gestão de Pessoas em Sistemas de Saneamento resultando na dissertação intitulada: “Estratégias para Gestão de Pessoas e Economia Solidária: o estudo da cooperativa de trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro/SP” e na tese intitulada "Internalização dos Conceitos da ISO 14.001 em Cooperativa de Catadores - o caso da cooperativa de Rio Claro/SP”. A partir de projetos submetidos às instituições privadas, governamentais e não-governamentais, a pesquisa possibilitou a melhora infraestrutural da organização, sobretudo a valorização do trabalhador pertencente à cooperativa por intermédio da verticalização da reciclagem no empreendimento, ou seja, o beneficiamento de alguns tipos de materiais coletados pelos(as) catadores(as). Atualmente é professor e Analista de Projetos no CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, entidade que atua há 29 anos no suporte à estruturação da cadeia de reciclagem no Brasil e à economia circular com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010.

Poliana A. Fajardo

Doutora em Engenharia Urbana e Esp. em Gestão Ambiental

Doutora e mestra em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialista em Gestão Ambiental também pela UFSCar e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, nas modalidades de licenciatura e bacharelado. É parecerista dos periódicos Revista Brasileira de Iniciação Científica, Revista Estudos & Pesquisas e POSGERE - Pós-graduação em Revista, presta assessoria ad hoc para a avaliação de trabalhos científicos submetidos a eventos acadêmicos e ministra palestras acerca de temas ambientais. Atualmente, é tutora de Educação a Distância - EaD e orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Graduação em Engenharia Ambiental da UFSCar, além de ser professora parceira da empresa Allevant Educação para a elaboração e gravação de cursos EaD. É também consultora científica, revisora textual e professora particular, atuando em parceria com a empresa Além da Revisão. Consultora ambiental, foi integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Tecnologia em Saneamento Ambiental - GeTecSAM de 2016 a 2019 e do Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano Sustentável - GPLUS, de 2017 a 2020. Realiza pesquisas e estudos na área de Ciências ambientais e saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Gestão e gerenciamento de sistemas de saneamento; Avaliação de Impacto Ambiental; cidades sustentáveis; meio ambiente e sustentabilidade.

Priscila Ribeiro dos Santos

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, Presidente Prudente. Mestra e Doutora pelo departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos/EESC-USP. Se especializou na área de tratamento de efluentes, incluindo tratamentos biológicos e físico-químicos. Experiência em: dimensionamento, operação e monitoramento de estações de tratamento de esgoto sanitário; análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas; ensaios de tratabilidade de efluentes (sedimentação, flotação, adsorção, adensamento de lodo e outros). Possui artigos publicados na área de saneamento em revistas internacionais. Atua como docente em disciplinas na área de meio ambiente e saneamento.

Daniel Manzi

Doutor em Engenharia Hidráulica e Coordenador de Fiscalização - ARES PCJ

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2001), Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e Doutorado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2017). Ex-Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba - SEMAE e ex-Consultor Sênior na Itron Soluções para Água e Energia. Atualmente é Coordenador de Fiscalização na Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - ARES PCJ e professor em disciplinas de Hidráulica Básica e Aplicada na Graduação e Pós-Graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER