Corpo Docente

Trilhas de Aprendizado do Novo Marco Regulatório

Conheça nosso Corpo Docente

As Trilhas de Aprendizado baseadas no Novo Marco Regulatório do Saneamento, contam com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas na área. Confira abaixo:

Prof. Dr. João Sergio Cordeiro

Diretor Pedagógico do Grupo Allevant

Possui graduação na Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, com ênfase em Tratamento de Lodos de ETAS, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, gerenciamento de Sistemas de Saneamento, estações de tratamento de água, lodos de decantadores e resíduos sólidos. Foi Diretor e Presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Orientou cerca de 35 trabalhos de Mestrado e Doutorado na EESC/USP e UFSCar. Coordenou várias turmas de Cursos de Especialização em Gestão Ambiental e Sistemas de Saneamento.

Prof. Sérgio Motta

Diretor de Engenharia do Grupo Allevant

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (EESC-USP/1991) e Licenciado em Física pela Universidade de Franca (2004). Atualmente atua como Diretor de Engenharia na Allevant com experiência em: Automação dos Sistemas de Abastecimento de Água com tráfego de dados via link digital e supervisório; Construção Civil de Equipamentos de Sistemas de Abastecimento de Água, Esgoto e Engenharia Ambiental, na Elaboração de Planos de Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental, Diagnóstico Ambiental para Construções Civis e Mapeamento Ambiental de Bacias Hidrográficas.

Prof. Antônio Osmar Fontana

Mestre em Engenharia Urbana e Esp. em Engenharia Sanitária

Graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1981) e Faculdade de Engenharia São Paulo (1983), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP (1982) e Mestrado em Ciência e Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Efluentes e Lodos de ETAs, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, redes de água e de esgoto, lodos de decantadores, estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto.

Prof. Benedito A. dos Santos Rodrigues

Engenheiro pela Escola de Engenharia de São Carlos/EESC/USP (1974). pós-graduado, entre outros em: Tratamento de Águas de Abastecimento e de Águas Residuárias. Foi instrutor do tema na Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Engenharia de Limeira/ FEL; UFMT; Universidade Moura Lacerda/Ribeirão Preto; Faculdade de Engenharia/Barretos; na SUREHMA; e no Instituto Ambiental do Paraná. Tem vários trabalhos publicados. Foi Diretor Técnico da ECTA - Engenharia e Consultoria em Tecnologia das Águas, onde realizou cerca de 180 projetos destacando-se: tratamento de efluentes industriais (laticínios, curtumes, indústrias alimentícias, têxteis, de acabamento de metais, frigoríficos, abatedouro de aves, óleos vegetais). Prestou consultoria ao Governo da Bolívia como consultor temporário da OPAS – Organização Panamericana da Saúde. É instrutor contratado da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, no Departamento de Hidráulica e Saneamento. É Diretor Técnico da ESA - Engenharia Sanitária e Ambiental, onde tem elaborado inúmeros projetos, sobre o tema com mais de 350 estudos realizados, e ainda é consultor em empresas privadas.

Prof. João Sergio Cordeiro Filho

Diretor Executivo do Grupo Allevant

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Graduado em Controladoria e Finanças pela USP. É um dos sócios e Diretor Executivo do Grupo Allevant, atuando na área de Saneamento com projetos de modelagem hidráulica, estudos de concepção e educação. Atuou como Controller de Empresas do Grupo Embraer de 2008 a 2013 e, dentro da mesma, trabalhou com Supply Chain Management e Análise Financeira de Novos Negócios. Além disso, participou da elaboração do Plano de Negócio da Unidade da Embraer em Cingapura, da Joint Venture da Embraer com a CAE e da Criação dos Centros de Manutenção de Aeronaves no Brasil e exterior.

Prof. Antônio Zanollo

Mestre em Direito e Especialista em Política de Recursos Hídricos

Tabelião no Estado de São Paulo. Mestrado em Direito, pós-graduação em Direito Notarial e Registral, pós-graduação em Direito Processual Civil, aperfeiçoamento em Política de Recursos Hídricos e graduação em Ciências Jurídicas. É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Possui 12 (doze) anos de exercício na docência em graduações em Direito da UNICASTELO e do IMMES e já assumiu diversas funções acadêmicas e docências. Exerceu a advocacia privada por 12 anos, sendo 5 anos no Terceiro Setor.

Profa. Dra. Cali Laguna Achon

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento

Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Pós-doutora pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSCar com bolsa FAPESP. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECiv-UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água e resíduos gerados no tratamento, lodo de ETA e ETE, gerenciamento de sistemas de saneamento e indicadores.

Profa. Eng. Mariana Machado Bastos

Bacharel em Engenharia Ambiental pela EESC/USP

Atua na empresa Allevant Engenharia e Consultoria com projetos de modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água e como instrutora de treinamentos. Tem em seu currículo diversos projetos com simulação hidráulica nas cidades de Manaus (AM), Araçatuba (SP), Campo Grande (MS), São Francisco do Sul (SC), Penha (SC), Camboriú (SC), Bombinhas (SC), Itu (SP), Pederneiras (SP), entre outras. Também ministrou cursos de WaterGEMS para várias instituições renomadas, tais como CIS (Itu, 2020), AESABESP (São Paulo, 2019), AEGEA (Manaus, 2019), AEGEA (Campo Grande, 2018), SAMAR (Araçatuba, 2018) e Arcadis Logos (Recife, 2015).

Profa. Dra. Priscila Ribeiro dos Santos

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, Presidente Prudente. Mestra e Doutora pelo departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos/EESC-USP. Se especializou na área de tratamento de efluentes, incluindo tratamentos biológicos e físico-químicos. Experiência em: dimensionamento, operação e monitoramento de estações de tratamento de esgoto sanitário; análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas; ensaios de tratabilidade de efluentes (sedimentação, flotação, adsorção, adensamento de lodo e outros). Possui artigos publicados na área de saneamento em revistas internacionais. Atua como docente em disciplinas na área de meio ambiente e saneamento.

Prof. Dr. Daniel Manzi

Doutor em Engenharia Hidráulica e Coordenador de Fiscalização - ARES PCJ

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2001), Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e Doutorado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2017). Ex-Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba - SEMAE e ex-Consultor Sênior na Itron Soluções para Água e Energia. Atualmente é Coordenador de Fiscalização na Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - ARES PCJ e professor em disciplinas de Hidráulica Básica e Aplicada na Graduação e Pós-Graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP.

Prof. Julio Fróis

Técnico em Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Ribeirão Preto, MBA em Gestão de Projetos pela USP, MBA em Sistemas Estruturais pelo IDD-CURUTIBA e MBA/Mestrado em BIM e Infraestrutura Civis e GIS pela Zigurat Global Institute of Technology e Universidade de Barcelona. Possui mais de 17 anos de experiência em projetos de infraestrutura civil e BIM, tendo trabalhado no mercado de grandes obras. Atualmente é Diretor da Unidade de Negócios e de contratos BIM-Projetos Executivos da Allevant.

Profa. Dra. Leila Patrizzi

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado (1998), doutorado (2002) e pós-doutorado (2008) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Autora de vários trabalhos científicos, publicados em livros, revistas nacionais e internacionais ou apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem vasta experiência na área de Engenharia Ambiental com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas para Abastecimento e Residuárias. Atualmente é Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos - SP desde 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: Coagulação, floculação, flotação por ar dissolvido,Tratamento de águas de abastecimento, tratamento de águas residuárias.

Profa. Eng. Ligia Lulai Ferreira

Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Atualmente cursa o mestrado em Engenharia Urbana pela mesma universidade. Além das formações acadêmicas tradicionais, realizou intercâmbio na Austrália pelo período de 1 ano com foco no planejamento urbano. Possui experiências acadêmicas e profissionais utilizando ferramentas de simulação hidráulica e de SIG. Participou de projetos de Água em Bombinhas, Penha, Campo Grande, São Francisco do Sul, Araguaína e Américo de Campos. Em projetos de Esgoto em Diamantino (estudo de concepção de sistema de esgotamento sanitário) e Américo de Campos (proposição de melhorias). Ministrou cursos na X Semana de Engenharia Civil da UFSCar (WaterGEMS - 2017), na FENASAN (SewerGEMS- 2019), Águas de Joinville (SewerGEMS - 2019 - pela Sanova), e DMAE Porto Alegre (Sewergems - 2019 - pela Sanova).

Prof. Reynaldo E. Young Ribeiro

Especialista em Gestão Integrada das Águas

Engenheiro Industrial Mecânico, com especializações em Engenharia de Saneamento Básico (FSP/USP); Gestão Integrada das Águas e Resíduos das Cidades (HIDROAID – M Cidades/DF) e Water Pollution Control no ICETT. Cursou Mestrado em Engenharia Urbana na UFSCar. Atuou por mais de 25 anos no gerenciamento de sistemas operacionais de tratamento e abastecimento de água/coleta e tratamento de esgotos e a mais de dez trabalha na área de Governança Corporativa da Sabesp. Bolsista no curso Non Revenue Water Control – Tokyo/JP em projeto de cooperação técnica com a JICA (2007). Conselheiro do CREA/SP (2016 a 2021); Conselheiro do CONSEMA (2019 a 2021) e membro do Conselho Diretor da ABES (2015/2016 e 2017/2019). Faz parte da ABNT no Comitê Brasileiro da Qualidade além de outras associações e organizações da área de engenharia e tecnologia.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER