O tratamento de água para abastecimento público é parte fundamental, quando necessário, do sistema de distribuição, que se constitui em infraestrutura urbana de grande importância na melhoria de qualidade de vida da população.
As Estações de Tratamento de Águas são indústrias de transformação e devem ser analisadas sob esse aspecto. Assim, transformam água bruta em água potável de acordo com a Portaria de Consolidação nº 5 (Portaria 2914/2011) do Ministério da Saúde. Esse tratamento exige o emprego de produtos químicos para remoção das partículas indesejáveis presentes na água bruta. Assim, essa remoção gerará resíduos, devendo ser gerenciado adequadamente, sem provocar prejuízos.
Os Sistemas de Tratamento de Água de abastecimento no Brasil têm, ao longo dos tempos, tratado águas dentro dos padrões de potabilidade para consumo da população. No entanto, os resíduos gerados na operação dos mesmos têm sido dispostos de forma inadequada. Os primeiros trabalhos de pesquisa sobre o tema no Brasil são do final da década de 1970 e início dos anos 1980. No entanto, até o momento, esse tema é grande desafio para os gestores dos SAA.
Com o advento das Leis 9433/1997, Lei 9605/1998, Lei 11445/2007 e Lei 12305/2010, um novo momento surge e os gestores dos SAA devem estar cientes dos problemas criados pelo descarte dos resíduos das ETAs, exigindo providências técnicas e tecnológicas e de gestão em relação a esse tema. Esse descarte pode ser considerado “Crime Ambiental”, expondo os gestores a sanções que a médio e longo prazos podem lhes ser imputadas.
Objetivo
O curso tem como objetivo a iniciação da capacitação de equipes para que possam elaborar diagnósticos dos sistemas de geração de resíduos, entendendo os mecanismos envolvidos nessa geração. Além disso, busca dotar o aluno de conhecimento inicial para conhecer os aspectos técnicos, legais e ambientais envolvidos nesse processo.
Público-alvo
Esse curso é recomendado para alunos dos cursos de graduação das engenharias civil, ambiental e química, que têm como ênfase sistemas de tratamento de água; engenheiros civis, ambientais e químicos que trabalhem em sistemas de tratamento de águas; biólogos responsáveis por sistemas de tratamento de água; profissionais de órgãos fiscalizadores de ações ambientais e agentes do Ministério Público que têm a prerrogativa de zelar pela proteção ambiental.
O que você irá aprender
Sistemas de Tratamento de Água - SiTA e Seus Resíduos
Química e Física do Tratamento de Água
Tratamento de Água e Resíduos
Operação de Limpeza de Decantadores e Filtros
Caracterização dos Resíduos das ETAs
Quantificação de Resíduos das ETAs
Análise das Possibilidades de Redução de Volume de Resíduos das ETAs
Aspectos Legais e os Resíduos das ETAs
Aspectos Ambientais e os Resíduos das ETAs
Conceitos de Gestão
Aplicação dos Conceitos de Gestão aos Resíduos das ETAs
Conheça o Professor
Prof. Dr. João Sergio Cordeiro
Formação
Engenheiro Civil – Escola de Engenharia de São Carlos USP/USP – 1975
Doutor – Eng. Civil – Hidráulica e Saneamento - Escola de Engenharia de São Carlos USP/USP - 1993
Professor Titular Sênior do Departamento de Engenharia Civil
Professor Titular Sênior do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar
Demais Atividades
Diretor Técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de São Carlos- SP – 1977
Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de Passos – MG – 1979 a 1985
Diretor de Obras, Viação e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Passos-MG – 1983 - 1985
Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar – 1986 a 1988
Diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar - CCET - 1995
Ex-membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia do MEC
Coordenador do Comitê de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES (1998 - 2003)
Presidente da ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia) 2005 a 2010
Ganhador do Prêmio Personalidade da Tecnologia 2007 - Educação, pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Trabalhos elaborados sobre Lodos de ETAs desde 1974
Orientou cerca de 40 trabalhos de mestrado e doutorado
Coordenador de várias turmas do curso de especialização em Gestão Ambiental e Sistemas de Saneamento
O curso de Gestão e Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água visa capacitar e ampliar os horizontes de engenheiros, técnicos e gestores da área, para que elaborem diagnósticos aprofundados dos SAA e proponham soluções adequadas para os problemas existentes relacionados a perdas.