A revisão 2017 do documento normativo ABNT NBR ISO/17025, traz não só mudanças no texto, mas também de conteúdo. O objetivo deste treinamento é definir os mecanismos para verificação de métodos normatizados, bem como de validação de métodos normatizados modificados e a utilização dos dados obtidos deste estudo para o cálculo da estimativa da incerteza; além de análise crítica dos valores desta estimativa como ponto de entrada para melhoria do sistema de gestão, conforme preconizada pelo documento normativo.
Objetivo
O objetivo deste treinamento é dar aos gestores de laboratório, bem como aos técnicos que conduzem ensaios e calibração, as ferramentas necessárias para torná-los capazes de selecionar, verificar ou validar método de ensaios e calibração. Para os profissionais que já conduzem este trabalho, o curso busca atualizá-los com os conceitos usados na atualidade.
As regras aqui mostradas são as utilizadas para atender as diretrizes da norma NBR ABNT ISO/IEC 17025:2017, além da legislação das organizações de inspeção em áreas específicas.
Público-alvo
Todos os profissionais que conduzem ou têm a intenção de conduzir análises químicas ou calibração em laboratórios que aplicam conceitos de gestão da qualidade, já acreditados ou não. Este treinamento dará um diferencial ao aluno no que se refere ao entendimento da necessidade de verificar ou validar um método de ensaio, como ferramenta de confiabilidade no seu trabalho.
Metodologia
Para o treinamento foi utilizado uma planilha com base no Excel, especialmente, desenvolvida para atender todos os cálculos.
O que você irá aprender
Proposta de um Sistema de Gestão
Abordagem Científica X Metrológica
Precisão da operação
Calibração em ensaios: entendendo a curva de calibração
Conduzindo a linearidade: planejamento e preparo
Validação da linearidade segundo ISO 8196-2:2009 / IDF 128-2:2008
Precisão do Processo
Conheça o Professor
Prof. Dr. Oscar Bahia Filho
Formação
Químico (1985), mestre (IQSC/USP-1987) e doutor em química analítica (IQSC/USP-1994)
Instrutor de cursos de Análise Química Instrumental & Otimização e Validação de Métodos (1997)
Auditor das normas ISO 9000 (1998)
Pós doutor em Geoquímica Ambiental (IGCE/UNESP - 1999)
Auditor ISO 14000 (registrado no EARA/UK – 1999)
Consultor em Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade (TQW Consultoria e Análises, BF& A Consultoria, Branel Int. Inc.; TS Pharma, FGV, QSP.) (2000)
Avaliador em ISO 17025 e em BPL (INMETRO – 2001)
Membro do Comitê de Certificação em Agricultura Orgânica (OIA – 2002)
Coordenador do Sistema de Homologação de Fornecedores de Matéria-prima na Indústria Farmacêutica (Branel – 2005)
Experiências na Área
Medição, gestão e orientação em crédito de carbono (Acesita/ ESALQ)
Medição, gestão e orientação em segurança alimentar (MAA/ ESALQ)
Medição, gestão e orientação em biocombustíveis
Pesquisador em caracterização, reuso e disposição de resíduos e produtos de floresta (LQCE/ ESALQ)
O curso de Gestão e Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água visa capacitar e ampliar os horizontes de engenheiros, técnicos e gestores da área, para que elaborem diagnósticos aprofundados dos SAA e proponham soluções adequadas para os problemas existentes relacionados a perdas.