Conceitos básicos ajudam na resolução de problemas, servem de base para outros conhecimentos, além de darem um empurrãozinho na hora da contratação.

Talvez a utilização de alguns conceitos básicos adquiridos no início da universidade passe despercebida em nosso dia a dia profissional. Muitas vezes, quando nos perguntamos sobre a base de um determinado tema, a resposta é quase sempre positiva. No estilo do “Claro que eu já sei isso.”

Mas será que sabemos mesmo?

Segundo a pesquisa “Carência de Profissionais no Brasil“, feita pela Fundação Dom Cabral, 83% das empresas entrevistadas apontaram que o maior problema na hora de contratar é a escassez de profissionais capacitados, sendo que 58% disseram que isso é causado pela deficiência na formação básica, como dificuldade em fazer contas ou interpretar textos.

Esses dados alarmantes nos mostram a necessidade de refletir sobre a base da nossa formação. E voltando aos questionamentos iniciais:

  • Será que sabemos mesmo a base de um determinado tema?
  • Será que algumas dificuldades no trabalho não são reflexos de assuntos que não foram solidificados corretamente?
  • Será que um problema não seria facilmente resolvido se voltássemos à base de um conhecimento?

 

Trazendo para o dia a dia da nossa engenharia, será que não valeria a pena relembrar ou reaprender a famosa equação de Torricelli? Ou as 3 leis de Newton? Ou mesmo revisar as diferenças entre condutos livre e forçado? (clique aqui para relembrar esses conceitos)

Pensando nestas questões, separamos 3 benefícios que conceitos básicos bem solidificados podem trazem para sua profissão:

1) Conceitos básicos nos ajudam a compreender melhor as relações entre os elementos envolvidos no problema.

Muitas vezes, quando temos dificuldade em resolver problemas no trabalho, é necessário dar um passo atrás e trazer aquele cenário para a teoria. Isso facilita organizar e entender todas as etapas do processo, além de proporcionar uma visão mais ampla do que está acontecendo. Mas se não tivermos com os conceitos básicos solidificados fica mais difícil fazer essa análise, o que nos limita a repetir soluções já executadas que podem não nos trazer os melhores resultados.

2) Saber conceitos básicos auxilia na hora de ser contratado

Conforme vimos anteriormente, 58% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que a deficiência em conceitos básicos é uma grande barreira na hora da contratação. Logo, se você não fizer parte desta parcela, terá mais chances de sair na frente em uma entrevista de emprego.

3) Conceitos básicos são a base para outros conhecimentos

Como o próprio termo já diz, eles servem de base para desenvolver outros conhecimentos mais avançados. Logo, se não estiverem bem solidificados, provavelmente você terá dificuldades para aprender, entender e desenvolver questões mais complexas. E será para solucionar essas questões que as empresas precisarão contratar você.

E aí, como estão seus conceitos básicos de engenharia? Compartilhe com a gente nos comentários e até o próximo post!

 

HIDRÁULICA BÁSICA: UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA