Há muito tempo, antes de começarmos a falar sobre Métodos Não Destrutivos, a urbanização trouxe grandes desafios para os administradores na gestão de seus ativos de infraestruturas, seja para a implantação de redes novas, seja na manutenção, reabilitação e renovação das redes existentes.
Os países privilegiaram a mobilidade e o transporte em todas as suas modalidades, gerando um grande problema: o uso do espaço subterrâneo para diversas atividades. Não é novidade o problema universal de inúmeros engarrafamentos de trânsito causados, entre outros motivos, pela manutenção de redes de água, esgoto, gás, entre outras.
Implantar novas redes subterrâneas, ou manter as já enterradas, passou a ser um desafio para os administradores dos serviços públicos de Água, Esgotos, Energia, Gás Natural, Comunicações, Drenagem Pluvial. E os Métodos Não Destrutivos de implantação dessas redes, ou manutenção das existentes, já não aceitam mais a abertura contínua de valas e todos os seus transtornos.
O curso traz uma atualização do tema, demonstra experiências, lições aprendidas, desafios e, mais do que isso, ensina as melhores práticas para projetar, contratar, gerenciar e executar trabalhos através do MND.